sábado, 12 de janeiro de 2013

Indulgência Plenária na nossa Arquidiocese!


Em séculos passados era mais difícil conseguir uma Indulgência. O cristão precisava viajar meses até a cidade de Jerusalém, na Palestina, ou até um Santuário dedicado a algum Santo. 

Eles faziam essa penitência para pagar por pecados graves que tinham cometido. Com o correr do tempo, a Igreja abrandou e facilitou a penitência. Hoje, no confessionário, o padre pede para se rezar alguns Pai-Nossos e algumas Ave-Marias.

Podemos comparar a Indulgência a um Banco, onde há um rico depósito de milhões. Essa riqueza são os méritos dos santos. A Igreja oferece esse tesouro a todos os cristãos, para pagar por seus pecados e dos falecidos. As condições para se ganhar a Indulgência são sempre as mesmas: confissão dos pecados, comunhão, algumas orações (Credo, Pai Nosso, Ave Maria, oração pelo Papa). A confissão e comunhão podem ser o que se costuma fazer no mês.

As pessoas doentes ou impossibilitadas de saírem de casa também podiam lucrar a indulgência, em casa, fazendo algum ato de piedade, algumas orações à sua escolha.

Não compete a qualquer um estabelecer as condições da indulgência. Isso é atribuição da Igreja e do Papa.
Mas para seu consolo, existem outras formas de se ganhar indulgência plenária, com outros atos de devoção, além dos tempos especiais de Jubileus.

Ganha-se Indulgência Plenária:

• Recitando o terço numa igreja ou capela, ou um grupo de pessoas em família.

• Fazendo a leitura da Bíblia por meia hora.

• Fazendo o exercício da Via Sacra numa igreja, percorrendo as 14 estações.

• Fazendo a leitura da Paixão e Morte de Jesus Cristo, por 15 minutos, (se não puder fazer a Via Sacra.)

• Fazendo a Renovação das Promessas do Batismo, na data do próprio Batismo. Pode-se usar qualquer fórmula.

• Visita e adoração ao Santíssimo por meia hora.

• Participação na Primeira Comunhão de crianças.

•Visita à igreja paroquial, no dia do Padroeiro.

• No dia de Finados. 2 de Novembro:Visita a uma igreja, reza de um Creio. Pai Nosso, confissão e comunhão (do mês), oração pelo Papa (pode ser Pai Nosso, Ave Maria, ou qualquer outra oração.)
Além disso, pode-se lucrar indulgência plenária desde o dia 1° até dia 8 de Novembro. Condições: visita a um cemitério, rezar pêlos falecidos, oração pelo Papa, confissão e comunhão mensal.

A participação na Missa também pode ser considerada uma Indulgência Plenária. A Missa é a renovação do Sacrifício da Cruz. Na Missa nós estamos aos pés da Cruz como a Mãe de Jesus, São João e Maria Madalena. O Catecismo da Igreja Católica fala que "A missa renova e torna presente todo o mistério de Cristo, desde sua Encarnação, até sua Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão aos céus." Quem acompanha Jesus Cristo em toda sua vida, é contemporâneo de seus milagres e suas pregações, será que não está recebendo muito mais que uma Indulgência Plenária?

Aproveite essas oportunidades e divulgue entre seus conhecidos. Temos uma imensa riqueza, e nem sempre aproveitamos.

Autor: Pe. Rômulo Candido, C.SS.R. 
Fonte: Revista de Aparecida


Catecismo da Igreja Católica esclarece sobre as Indulgências que podem ser alcançadas:
§1479 - Uma vez que os fiéis defuntos em vias de purificação também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los obtendo para eles indulgências, para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
§1498 - Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, seqüelas dos pecados.
§1032 – A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos... "Não hesitemos em socorreros que partiram e em oferecer nossas orações por eles." (S. João Crisóstomo, Hom. In 1Cor 41,5)
§1471 – A doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente ligadas aos efeitos do Sacramento da Penitência.
"Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos" (Paulo VI, Const. Apost., Indulgentiarum doctrina, 2)
"A indulgência é parcial ou plenária, conforme libera parcial ou totalmente da pena devida pelos pecados (Indulgentiarum Doctrina,2 ). Todos os fiéis podem adquirir indulgências (...) para si mesmos ou para aplicá-las aos defuntos" (CDC, cân 994).
§1472 - As penas do pecado. Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, é preciso admitir que o pecado tem dupla conseqüência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos torna incapazes da vida eterna; esta privação se chama pena eterna do pecado. Por outro lado, mesmo o pecado venial, acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra quer depois da morte, no estado chamado purgatório. Esta "purificação" liberta da chamada "pena temporal" do pecado.
Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):
1 - Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgencias)
2 – Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).
3 - Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
4 – Escolher uma das atividades:
- Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou
- Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
- Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
- Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.


Em NOSSA ARQUIDIOCESE, neste ANO DA FÉ teremos com alcançar Indulgências Plenárias. Leia a Carta de Nosso Arcebispo abaixo.





segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Começa a gravação do CD da JMJ Rio 2013


Uma novidade musical está chegando para aquecer o coração dos jovens na caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ): o CD com as canções das missas da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Alguns dos grandes nomes da música católica brasileira estiveram em estúdio, no dia 17 de dezembro, para dar início à gravação do CD, que será produzido por Marco Mazzola.

No CD, estão confirmadas as participações do padre Fábio de Melo, padre Reginaldo Manzotti, padre Omar Raposo, padre Juarez de Castro, padre Gleuson Gomes e da irmã Kelly Patrícia. As músicas serão cantadas em três dos Atos Centrais da JMJ: Missa de Abertura, acolhida do Papa e Missa de Envio. Além do hino da JMJ Rio 2013, estão, entre as canções conhecidas, “Kyrie Eleison”, “Cordeiro de Deus”, “Tantum Ergo”, “A Barca (Pescador de Homens)” e “Jovens Abençoados”, esta última que fez parte do CD “São Sebastião Acolhe a Juventude”, lançado na Trezena de São Sebastião deste ano.

Na lista de inéditas, estão uma homenagem à Nossa Senhora, uma homenagem ao Papa e uma música composta pelo padre Fábio de Melo.

Segundo o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, com o CD da JMJ Rio 2013, o setor quer que o povo brasileiro aprenda as músicas e possa manifestar, durante as celebrações, a alegria e a participação ao cantá-las. “Conseguimos a participação de grandes cantores, que fazem a história da música católica brasileira. Buscamos nomes com os quais a juventude vai se identificar. Esperamos que todos abracem esse projeto e incentivem o povo nas suas paróquias a também cantar, para que, nas missas da Jornada todos possam mostrar ao Papa a face alegre de ser católico”, frisou.

Todos os padres que participaram do primeiro dia de gravação mostraram-se animados com as letras e melodias das músicas e lisonjeados em fazerem parte do CD do maior evento da Igreja Católica. De acordo com o padre Fábio de Melo, o CD será uma união de trabalhos diferentes de diversos cantores, que estão dentro de uma mesma linguagem: a música litúrgica, categoria de música que, segundo ele, será resgatada do esquecimento, com o CD.

“A música litúrgica é totalmente diferente porque ela é uma música para um contexto celebrativo e tem que fazer com que as pessoas que estão participando estejam conectadas com o que está acontecendo no altar. Esse CD resgata isso e será muito proveitoso porque vai dar a oportunidade de as paróquias terem uma música litúrgica correta e de as pessoas terem alegria em cantá-las”, explicou.

Para o padre Reginaldo, a música em si toca as pessoas pela sua própria natureza de ser uma linguagem universal e a proposta é congregar pela música, utilizando-a como ferramenta para unir pessoas de culturas diferentes e passar a mensagem do rosto jovem de Cristo. “A música é um excelente canal de evangelização. O que eu percebo na escolha destas músicas é que a melodia e os arranjos estão adequados para os dias de hoje. Então, é um resgate do próprio tesouro e história musical que a Igreja tem”, disse.

A irmã Kelly espera que o CD possa fazer com que as pessoas mergulhem no mistério da fé, a Eucaristia. “Vamos afervorar o coração da juventude no Brasil e no mundo como alguém que abana uma fogueirinha para que ela cresça e possa iluminar o mundo com a luz da fé e do amor ao Nosso Senhor”, enfatizou.

Padre Omar destacou que a participação dos cantores será uma contribuição simples porque, mais do que gravar o CD, todos devem incentivar as paróquias e toda a juventude brasileira e mundial a cantar bonito na missa com o Papa Bento XVI. “Agora, a gente está pertinho da Jornada e a música pode nos favorecer a trazer essa bela mensagem. Ela ajuda a reequilibrar essas realidades que a gente quer celebrar no próximo ano aqui na Cidade Maravilhosa”, evidenciou.

De acordo com padre Gleuson, a música ultrapassa todas as barreiras que possa existir com relação à questão doutrinal dos diversos credos, o que torna o Evangelho mais aberto. “Por trás está um ideal precioso de possibilitar que a Jornada seja um encontro de fé que possa traduzir a força de uma juventude que busca valores fortes do Evangelho, onde se possibilite um encontro dos jovens com Cristo. Esse momento vai mostrar, para a Igreja, essa capacidade da diversidade de dons, que nos torna cada vez mais potencializados na graça de evangelizar”, afirmou.

As gravações acontecerão até o fim de janeiro e a previsão é que o CD seja lançado em março.

Fonte: CNBB

O “ano novo da juventude” começa


Brasília, 01 de janeiro de 2013.

Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

“Serão vocês, jovens, que recolherão a tocha das mãos dos seus antepassados e viverão no mundo no momento das mais gigantescas transformações”

Com esta afirmação profética e mensagem de confiança, o Papa Paulo VI, na conclusão do Concílio Vaticano II em 1963, se dirigia aos jovens e, quem sabe, a muitos de vocês, que hoje são sacerdotes e religiosos. Passados estes cinquenta anos, vislumbramos estas gigantescas transformações incidindo principalmente na vida dos jovens. Junto aos benefícios, a tão falada “mudança de época” tem trazido grandes desafios para a realização de sua vida e o amadurecimento da sua vocação de discípulos missionários. No final de sua reflexão, o Papa ainda afirmava sobre a perene missão da Igreja de garantir a novidade dos tempos: “A Igreja olha para vocês com confiança e com amor. [...] Ela é a verdadeira juventude do mundo”. Certamente, a partir desta convicção e motivação os pronunciamentos posteriores de nossa Igreja latino-americana e brasileira se encheram de coragem para garantir em sua história um espaço privilegiado para a juventude.

E agora estamos aqui, às portas de 2013, um ano todo especial para a Igreja do Brasil que deseja entender melhor a vontade de Deus por meio da vida, da fala, da presença, da participação dos jovens em seu meio! Propomo-nos a acreditar mais nos jovens, como agentes de transformação, sujeitos de direitos, amigos privilegiados de Jesus Cristo, verdadeiros missionários entre os próprios colegas.

Em 2013, emprestemos os olhos dos jovens para enxergar com mais realismo os sofrimentos do mundo e as belezas do tempo presente! Escutemos com seus ouvidos o cântico que gera esperança e o grito daqueles que não conseguem nem mesmo gritar! Abramos nossas bocas e escancaremos palavras de incentivo aos jovens, convocando-os a se sentarem no lugar que por tanto tempo, em muitos ambientes, ficou vazio por nossa culpa! Afinemos nosso olfato para sentir o perfume da vida de tantos jovens que buscam viver com coerência sua vida de cristão e cidadão, exalando o desejo de santidade pessoal, de fraternidade universal, de sociedade sem misérias e violências! Aproximemos o nosso coração ao coração deles para nos renovarmos no ardor pela vida, na sensibilidade pelo presente, na paixão pelas pequenas coisas, na exigência pela verdade, na vibração pela vocação assumida. Sintamos nossas mãos agindo pelas mãos dos jovens! Caminhemos pelos novos areópagos que somente os jovens podem nos mostrar! Com eles, ousemos mudar aquelas estruturas arcaicas que não só não falam mais aos jovens, mas também não falam mais de Deus e de seu projeto de Reino.

Deus está nos abençoando com este “ano novo da juventude”: Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial da Juventude, Semana Missionária! Cresce o interesse em priorizar este tema nas dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, etc. Estamos certos de que não somente a juventude será beneficiada com as nossas novas atitudes, projetos, mentalidades, mas a própria Igreja que é chamada a se espelhar nela para manter viva a chama e o compromisso de amar sem limites, a todos e com tudo. Sem dúvida, as novas gerações necessitam da Igreja; mas Ela não conseguirá cumprir plenamente sua missão se não se render à perene novidade do Espírito Santo que fala a todos, mas quer passar de um modo todo particular pela vida, linguagem, cultura, coração dos jovens que, na sua essência, são capazes de quebrar barreiras, ousar novidades, agir apaixonadamente, amar sem medida, sacrificar-se pelas grandes causas, viver cada instante presente como se fosse único. Os jovens têm muito a nos ensinar; é só estarmos ao seu lado e dizer-lhes: “chamo-vos amigos”, os amamos com o coração de Cristo, o eternamente jovem e portador de novidade!

Feliz Ano Novo nas asas do Espírito Santo que nos garante a paz e nos conduzirá às urgentes novidades, no aconchego dos braços de Maria, Mãe de Deus e nossa, no coração dos jovens que nos aguardam ansiosos por novas batidas de amor.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Abertura do ANO DA FÉ na Paróquia



Queridos paroquianos, é com grande alegria que vos saúdo neste ano que se inicia. Ano de escuta, proclamação e testemunho da Palavra de Deus. Deixemo-nos envolver com a Luz de Cristo, aprendendo, a cada momento o verdadeiro sentido da Adoração, do Louvor e da Contemplação do Deus Vivo.
Para nos ajudar a caminhar seguros na mão de Jesus, renovemos nossa Fé neste ANO DA FÉ que nos é dado por ocasião da solenidade dos 50 anos do Concílio Vaticano II. “Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. Em 1967, Paulo VI proclamou um semelhante para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, levando à Igreja ‘uma autêntica e sincera profissão da mesma fé’ ”. (Porta Fidei, nº.4)
SEMANA FESTIVA DE LOUVOR!

A Comunidade Católica
Casa de Jacó,
está aniversariando.
De 14 a 20 de Janeiro.
Todos vocês estão convidados! Vamos sortear, totalmente grátis, uma TV LED 32”



Tendo-o assim proclamado, é com alegria imensa que convido a cada um para no dia 24 próximo, na celebração dos meus 2 anos de Pároco aqui nesta comunidade, abrirmos o Ano da Fé em nossa Paróquia, com o mesmo entusiamo da Igreja em todo o mundo, na perspectiva de termos uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”. (Porta Fidei, nº. 6). Que Deus vos abençoe e vos guarde na palma de sua mão!
Padre Cosmo Francisco, Pároco

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Jovens da AOR estudam o catecismo


Atendendo ao pedido do Papa Bento XVI, os jovens da Arquidiocese de Olinda e Recife estão estudando o catecismo, principalmente o Youcat, que tem uma linguagem própria para a juventude. O livro está sendo distribuído nas paróquias de todo o País e também pode ser adquirido nas livrarias católicas.

No último sábado, os voluntários do Bote Fé Recife 2013 que não tinham o Catecismo Jovem receberam um exemplar (foto).

Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica chega às mãos dos leitores brasileiros. A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

Clique aqui e leia a mensagem do Papa Bento XVI sobre o Youcat

Bote Fé 2013


Padre Gimesson fala sobre o Bote Fé 2013

O presidente da Comissão para a Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Gimesson Silva, scj, fala no vídeo abaixo sobre a segunda edição do Bote Fé Recife, que será realizado no próximo dia 27 de janeiro, no Chevrolet Hall.


Bote Fé 2013
Quando: 27 de janeiro de 2013 (domingo)
Onde: Chevrolet Hall
Horário: 12h às 23h30
Atrações: Rosa de Saron, Iahweh, Missionário Shalom, Ir. Kelly Patrícia, Frei Damião
Pe João Carlos, Sacrum Cor, Canta PE (Paulo Deérre, Vox Dei, Archangellus), Forró Legal (Dudu do Acordeon, Benil, Liv Moraes e Cristina Amaral) e Cristo Remix (Dj Angelus, Dj Roony e Xandão)