Homilia de Padre Otávio
Terminado o período de Momo, a Igreja nos faz refletir a história do povo de Deus no enncerramento da festa da carne. Precisamos caminhar na penitência, não comer tanta carne e não beber tanto vinho.
Eles tiravam suas vestes e passavam 40 dias sem tomar banho, pois, tinham se banhado em cinzas no 4º dia de carnaval (Dia das Cinzas)
Estamos dando início aos 40 dias de penitência e busca incessante por Deus, que acolhe o humilde que reconhece seus pecados.
Não podemos acreditar no ditado que diz que "A carne é fraca", nós é que deixamos o pecado tomar conta dela. É preciso que busquemos o divino deixando de lado o agir da carne.
Amados , reflitamos a penitência pelo fato de sermos pecadores! Pois o pecado acompanha o pecador. Mesmo aos que se retiraram nesse carnaval. Precisamos saber que o pecado não está só relacionado a área da sexualidade e afetividade, ele está ao nosso redor nas mais pequenas obras que desagradam a Deus.
Nas leituras de hoje nos deparamos com o apelo a mudança de vida.
Joel, em sua profecia, (Jl 2, 12-18), nos mostra que precisamos rasgar o coração (mudar de vida), refletindo nossa vida em busca da santidade. Foi assim que Padre Pio o fez, rasgou as vestes da impureza e vestiu as vestes da santidade (Filme: A história de Padre Pio). Porém, mesmo buscando ser santo, ele teve seus momento de fraquesa. Somos humanos, mudemos de vida não só de aparência, nem de roupa, mas de coração. Não olhemos os tempos litúrgicos como uma novela (onde Cristo nasce, morre e ressuscita). Muitos veêm a história de Jesus contada pela Igreja, como sendo um repeteco, mas não vivem intensamente cada momento litúrgico.
Hoje, reflitamos a nossa vida da última Quaresma até a de hoje. O que fizemos?
Precisamos, queridos, ser sedentos de Deus, restaurando-nos pelo reconhecimento de nossos fracassos. Seja nova criatura! Converta o seu coração!
Na Carta de Paulo a comunidade de Corinto (II Cor 5,20-6,2) encontramos a nossa missão e vocação, sermos embaixadores de Cristo, convidados à reconciliação. (Piedade, ó Senhor, pois pecamos contra vós - Sl 50)
Nesta Quaresma, busquemos de coração contrito a ORAÇÃO, o JEJUM e o PERDÃO. Jejuemos na partilha; Oremos, não só com o terço ou a Bíblia na mão, mas sim em silêncio, intimamente ligados a Deus, intensamente vivendo a Palavra (Lectio Divina); perdoemos e busquemos o perdão.
Em Mateus (Mt 6,1-6.16-18) Jesus nos aponta a maneira de nosso perdão valer a pena. Devemos deixar a arrogância de lado, ajudar como podemos e sem se amostrar, dando com mão esquerda e sem deixar a destra ver o que fizemos!
Para nos ajudar a viver o período de conversão a Igreja vive a Campanha da Fraternidade, que nesse ano tem o Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8). Na Arquidiocese, o Arcebispo Dom Fernando lançou a CF 2012 na Paróquia de São Sebastião, na Av. Norte e saiu em cortejo litúgico até o Hospital Osvaldo Cruz. Nesta noite, lançamos também a CF 2012 aqui na paróquia. A nossa Igreja se propõe em alertar a sociedade sobre temas atuais e importantes. Abordando a problemática da saúde queremos alertas o povo e os políticos a se empenharem mais sarando a doença que assola a saúde em nosso país.
Em Novo Guararapes fundaremos as pastorais da Criança e do Idoso, e futuramente a da Saúde para, também, contribuir com a sociedade. Busquemos levar a saúde a todos, seja física ou espiritual. Tratemos as duas, este é o dever de todas as nossas Pastorais.
"Tu és pó e ao pó voltarás!"
"Covertei-vos e crede no Evangelho."
José Ivyrson - Coordenador