Pastorais


Pastoral da Catequese (Eucaristia, Crisma)
Coordenador Geral: José Ivyrson de Paula

EQUIPE DA EUCARISTIA
Coordenador: José Ivyrson, Cláudia Alves e Renato 


Lema: "Seguir Jesus"
Objetivo: "Evangelizar as crianças e suas famílias apresentando a pessoa de Jesus Cristo, sua vida e sues ensinamentos, procurando integrá-las à comunidade durante a preparação para a 1 ª Eucaristia".
Mística:
“O pão que partimos é comunhão com o Corpo de Cristo.”
(I Cor 10,16b)

Atividades:

· Encontro Semanal com as crianças.·
· Reunião Mensal da Pastoral.·
· Formação constante dos Catequistas na Paróquia, no Setor e na Região.·
· Preparação e realização dos encontros com as crianças e responsáveis.·
· Inscrições durante o mês de Maio (após a Primeira Eucaristia Paroquial)
· Participação da equipe e dos catequizandos nas missas do 4º Domingo do mês.
· Preparação e participação da celebração do Batismo das crianças e adultos que ainda não foram batizados.
· Preparação e participação na celebração da Renovação Das Promessas do Batismo com o catequizandos e Ato Penitencial com os Pais.
· Preparação e participação da celebração da 1ª Eucaristia.

Catequistas
A Equipe de Catequistas é formada por membros da comunidade, Ministros(as) da Palavra. Prepara crianças, jovens e adultos para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia). Auxiliam crianças, jovens e adultos a conhecerem a Sagrada Escritura, Palavra de Deus, a doutrina da Igreja Católica e a vivência comunitária, buscando a integração fé e vida.
Informações 
As crianças deverão ter no mínimo 8 anos e 6 meses (PARA A PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA COMUNHÃO), ou 6 anos e 6 meses (PARA A PRÉ CATEQUESE). Para a inscrição de criança batizada é necessário trazer uma cópia da Certidão de Batismo. Os encontros ocorrem uma vez por semana com o catequista. A participação na missa dominical e obrigatória. Os pais, ao inscreverem seus filhos para a catequese, também assumem o compromisso de acompanhá-los nos encontros.


EQUIPE DE CRISMA 
Coordenador: Tony, Geisiane e Daniela
Lema: "Crisma O Sacramento da Maturidade Cristã".

Objetivo: "Evangelizar o jovem e o adulto, desenvolvendo o espírito crítico baseado no Evangelho segundo os critérios de Jesus, proporcionando-lhes uma experiência de fé esclarecida e amadurecida e meios de engajamento na Igreja, enquanto se preparam para o Sacramento da Crisma".
Mística:
“Se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba. Pois está escrito: ‘Do seu seio jorrarão rios de água viva.’”
(Jo 7,37b-38)

Atividades:
Encontro semanal dos Crismandos.
Reunião da Pastoral.
Participação da Equipe e dos Crismandos.
Encontro de Formação dos Crismandos
Preparação para o Sacramento da Crisma: Batizado e 1ª Comunhão para os que não receberam estes Sacramentos; Renovação das Promessas do Batismo; Confissão dos Crismandos.
Preparação e ensaio para participação do Rito da Missa e Celebração da Crisma.
Participação da Celebração do Sacramento da Crisma.
Participação nas atividades de Setor e Região.

PREPARAÇÃO PARA A CRISMA
Para receber o Sacramento da Crisma ou Confirmação o candidato deverá ter, no mínimo, 15 anos e participar da Comunidade. Preparam-se para serem novos apóstolos, comprometendo-se com a vida e a missão da Igreja. Os encontros são semanais, coordenados pela equipe de catequistas.



EQUIPE DO BATISMO
Coordenador:  Very e Betânia
Lema: "Conhecer para Amar".
Objetivo: "Evangelizar os pais, os padrinhos e familiares despertando neles a consciência religiosa para educar os batizandos na fé cristã, no seguimento de Cristo e na pertença à Igreja".
Mística:

"Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês!" 
(Mt 7, 7)
Atividades
· Reuniões de formação da Pastoral.
· Encontro de Preparação para Pais e Padrinhos dos batizandos no salão paroquial, conforme calendário paroquial.
· Participação nas missas, novenas, grupos de reflexão, retiros e Encontros de Formação.
· Participação nos encontros e atividades de Setor e Região.

Celebração do Batismo
Último Domingo do mês

Preparação dos Pais e Padrinhos
Inscrição: Retirar ficha de inscrição na Secretaria. Horário (Terças, quintas, sextas e domingos no horário das Missas) (Trazer certidão de nascimento)


Pastoral Litúrgica

liturgica
Coordenador: Alexandre Joventino 
Lema:
Objetivo: "Evangelizar a comunidade durante os momentos de celebração da fé, sobretudo a celebração da Eucaristia, buscando equilíbrio, beleza e harmonia possibilitando a ligação fé e vida".
Mística:

"Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal..." 
"Fazei isto em memória de mim".(Lc 22, 15.19 )
Atividades:
Encontro Mensal da Pastoral 
Reuniões para preparação e animação dos grandes momentos litúrgicos (Páscoa, Natal, Semana Santa, Advento, Quaresma, 1ª Eucaristia, Crisma, Semana do Padroeiro e outras comemorações religiosas ).
Participação em Cursos e retiros para aprimoramento a atualização litúrgica da Equipe.
Encontros de Formação da Equipe.
Participação nas atividades do Setor e Região.
Descrição:
Tem a responsabilidade de cuidar de todas as celebrações litúrgicas da Comunidade paroquial. A Equipe de Liturgia é formada por comentaristas, leitores, cantores, pessoas para as coletas e a acolhida. Preparam todas as celebrações regulares, festivas ou solenes da matriz. Realizam dias de formação durante o ano.

psaude1



Pastoral da Saúde

Coordenador: 
Lema: "Fé e Esperança".
Objetivo: "Evangelizar os idosos, os enfermos e seus familiares, levando a eles o conforto da solidariedade humana, da Eucaristia e da Palavra de Deus, garantindo sua ligação com a Igreja".
Mística: 
"Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".  (Mt 10,40)
Atividades:
  • Visitas aos enfermos e idosos, de segunda à sexta-feira levando a Comunhão e a Palavra de Deus nas residências.
  • Preparação e participação da Missa dos Enfermos. (implantar)
  • Reunião mensal da Pastoral.
  • Participação nos Encontros de Formação da Pastoral.
  • Capacitação dos agentes por meio de Cursos promovidos pela Paróquia, pelo Setor ou pela Arquidiocese.
  • Preparação e Participação na Missa Festiva de São Camilo de Lellis Protetor dos Doentes e Agentes da área da saúde - dia 14 de julho. (implantar)



Pastoral Social

psocial1
Coordenador: Adeildo
Lema: "Amar ao próximo como a ti mesmo".
Objetivo: "Evangelizar o pobre e o marginalizado acolhendo neles o próprio Jesus, tratando-os com humanidade, alegria e simplicidade; buscando seu crescimento e promoção em todas as dimensões da vida humana e fazendo-os refletir sobre o compromisso de cidadania e amor ao próximo".
Mística:
"Tudo o que vocês fizeram a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram". (Mt 25,40)

Atividades:
ATENDIMENTO as famílias
ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES Alimentos, roupas, sapatos, utensílios domésticos, remédios, etc. para oferecer aos necessitados ou colocar à disposição no Bazar da Pechincha.
ÁREAS CARENTES Visitas às famílias carentes, formando um cadastro para a Paróquia, procurando saber e atender suas necessidades materiais e espirituais, na medida do possível.
Formação de grupos de reflexão nas casas de cômodos, cortiços, levando a Palavra de Deus, através de: Novenas (de Natal), Encontros da Campanha da Fraternidade (Quaresma), Terços e Encontros sobre Nossa Senhora ( no mês de maio), etc.

BAZAR BENEFICENTE
Funciona semanalmente de quinta-feira a domingo, no salão paroquial. Mantém-se com as doações de roupas, calçados, móveis e utensílios domésticos, bijuterias, e tudo que possa ser útil ou servir para alguma pessoa ou família. Se necessário, as doações podem ser retiradas no local. O resultado do bazar é aplicado inteiramente nas necessidades paroquiais e no auxilio a pessoas carentes. Seu atendimento é feito por voluntários da Comunidade Paroquial.
AÇÃO SOCIAL
Cuida da distribuição mensal de cestas básicas para pessoas cadastradas na Paróquia. Atende ainda outras necessidades como roupas, remédios, passagens ou vale-transporte, etc. A ação Social paroquial mantém-se exclusivamente com doações de paroquianos e/ou empresas.
NECESSIDADES PERMANENTES
A Paróquia mantém-se exclusivamente com os dízimos, espórtulas e doações dos membros da Comunidade. As despesas e gastos com a manutenção e conservação do edifício da igreja matriz, taxas e encargos, despesas do culto e ministros, pastorais e movimentos, são demasiadamente onerosas. Por vezes não podemos ampliar ou melhorar os trabalhos e atividades da Paróquia, próprias da sua estrutura e missão na sociedade, por falta de recursos financeiros. As doações podem ser feitas na secretaria paroquial. Outra grande carência da Paróquia e a falta de pessoas, homens, senhoras, jovens que queiram e possam participar e/ou ajudar nas diversas atividades paroquiais, como vimos acima. São nossas grandes necessidades: recursos financeiros e mais pessoas que queiram integrar-se em algum grupo ou movimento. Como disse o Senhor Jesus: "A messe é grande, poucos os operários".


Pastoral do Dízimo

pdizimo3
Coordenador: Joyce
Lema: "Deus ama a quem dá com alegria".
Objetivo: "Evangelizar a comunidade conscientizando-a da importância do Dízimo como forma evangélica de manutenção da Igreja em suas necessidades materiais e em suas atividades pastorais, caritativas e missionária".

Mística:
"Pois dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". (Mt 22,21)
DIZIMISTAS
Nossa paróquia conta com a colaboração dos Dizimistas que, desde de 2006 com o lançamento da Campanha do Dízimo Paroquial vem assumindo a responsabilidade de dar um pouco de si a Deus.
Ser Dizimista é sinal de nossa participação efetiva na vida da Comunidade, remédio que nos cura do egoísmo e nos educa para a partilha, sem interesses nem vaidade.
Atividades:
Atendimento aos dizimistas nos horários das missas (terças, quintas, sextas e domingos).
Correspondências aos dizimistas. (implantar)
Campanha de adesão para novos dizimistas.
Controle e conferência semanal do dízimo.
Relatório de arrecadação mensal para a administração.


Coroinhas

coroinhas1
Coordenador: 
Equipe de crianças que a partir dos 10 anos de idade (após receber a 1ª Eucaristia) auxiliam nas celebrações litúrgicas junto do Altar. 
Reúnem-se, para a formação e aprendizado.

Atividades:
Serviço do Altar
Formação Litúrgica e Espiritual das crianças e adolescentes.
Participação nas reuniões.
Participação nas Celebrações Eucarísticas Dominicais e ou diárias, conforme orientações do Coordenador.
Participação nos Encontros de Formação de Coroinhas e Acólitos na Paróquia, no Setor e Região.




Pastoral dos Noivos

Coordenador: Willams e Neide 


OBJETIVO

Todas as pessoas querem ser felizes e no casamento, os casais procuram conquistar a felicidade. Para isso é necessário que estejam preparados para se casar. A Igreja, preocupada com a família, procura por meio de encontros, fazer com que os noivos reflitam sobre a melhor maneira de encontrar a felicidade e a harmonia no casamento.

Esta preparação deve proporcionar aos noivos, um melhor conhecimento do valor do matrimônio cristão, das suas exigências e seus compromissos, fazendo um aprofundamento da dignidade e santidade do matrimônio e da vida matrimonial. 


TRABALHO REALIZADO

São realizados encontros durante o ano. Durante esses dias, são abordados vários temas, como: Pessoas, diálogo, harmonia conjugal - Encontro e Desencontros - Sexualidade - Sacramento do Matrimônio - A Casa sobre a Rocha - Celebração do Matrimônio - Planejamento Familiar. 

A Pastoral dos noivos, também realiza o seu trabalho, ajudando na celebração do Sacramento do Matrimônio em nossa Paróquia, organizando os cortejos de entrada, da noiva e das alianças; preenchendo a documentação paroquial e atendendo as necessidades dos noivos e seus convidados para que haja um clima festivo e religioso durante a celebração.

COMO PARTICIPAR

Para participar do curso, os noivos deverão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial.
A nossa Paróquia possui normas que devem ser seguidas para a realização da celebração do Matrimônio.
Estas normas também estão disponíveis para os noivos que aqui vão se casar, na Secretaria paroquial.

NORMAS PASTORAIS PARA O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Caros noivos, para que a Celebração do Sacramento do Matrimônio seja um momento festivo e religioso, a nossa Comunidade Paroquial estabelece as seguintes Normas Pastorais que devem ser observadas.

1- Antes de ser marcado o Casamento, no mínimo três meses de antecedência, os Noivos devem providenciar:
* o Processo de Habilitação Matrimonial na Paróquia onde residem;
* o Processo de Habilitação para o Casamento Civil no Cartório competente;
* todos os documentos religiosos exigidos, como a Certidão de Batismo e outros.

     2- O Matrimônio só poderá ser realizado depois que os Noivos:
* participarem do Encontro com Noivos.

3- As Noivas não devem se atrasar, e se o atraso existir o casamento poderá ser realizado após o casamento do horário seguinte. Não se esqueçam que atrasar é falta de respeito para com os convidados, com o Noivo e também para com o Padre ou Diácono que assistirá o casamento.

     4- No dia do casamento seguir as orientações:
* o Noivo deverá trazer a cópia da certidão de casamento civil;
* não esquecer as alianças;
* comunicar a Secretaria Paroquial com antecedência caso os Noivos queiram comungar no dia do casamento;
* um casal de padrinhos de cada lado (noivo e noiva), deverá chegar á Igreja com 30 minutos de antecedência para assinar a ata do casamento, de preferência padrinhos casados no religioso;
* orientar as madrinhas a usarem trajes adequados para o momento.

Estas normas procuram garantir uma igualdade para todos os Casamentos e evitam desconforto tanto para a Igreja como para vocês que nos procuram. Esperamos poder contar com a compreensão e colaboração de vocês e suas famílias, e desejamos que o seu casamento seja uma verdadeira festa, Santa e cheia de felicidade.






Pastoral da Criança 
(Em Criação)

ORGANISMO DE AÇÃO SOCIAL DA CNBB

A MISSÃO CONTINUA...
Para falar do trabalho da Pastoral da Criança é preciso falar de uma grande mulher que doou sua vida em favor dos mais pobres humildes para concretizar uma grande missão que recebeu de Deus.
Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, soube dar essa resposta; lançou a semente, conquistou multidão de seguidores e teve a preocupação de preparar outras pessoas para levar essa missão em frente, quando faltasse.
Ela se foi, mas deixou seu exemplo da sabedoria, humildade, garra, talento e amor ao próximo.

“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15, 13)


O Objetivo da Pastoral da Criança é reduzir as causas da desnutrição e da mortalidade infantil, promover o desenvolvimento integral das crianças, desde sua concepção até os seis anos de idade.  
A metodologia é inspirada nos Evangelhos que contou o milagre da multiplicação de 5 pães e 2 peixes. Primeiro organiza as comunidades e por meio de seus líderes, pede a benção para partilhar, multiplicar os seus dons do conhecimento, da experiência e da solidariedade, com todas as famílias acompanhadas.
O trabalho é realizado através de três atividades:
•    Visita domiciliar – o líder vai de casa em casa, acompanhando gestantes e crianças, orientando sobre como cuidar bem da criança, com técnicas de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, além de estimular os laços familiares.
•    Dia da celebração da vida - é o dia em que as lideres e mães se reúnem para pesar as crianças e celebrar o desenvolvimento delas com brincadeiras e lanches. É realizado no último sábado de cada mês.
•    Reunião para reflexão e avaliação - Nesta reunião mensal, os líderes avaliam o trabalho realizado trocam experiências e preenchem a FABS (Folha de Acompanhamento da Criança e Gestante) que é enviada para a coordenação nacional, em Curitiba.
Desta forma a Pastoral da Criança está buscando garantia que todas as crianças tenham vida (sobrevivência infantil) e a tenham em abundância (desenvolvimento integral e melhoria na qualidade de vida).
Para se tornar um líder, o voluntário precisa ser capacitado por 40 horas no Guia do Líder e  ter disponibilidade de tempo para desenvolver as atividades.





Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Rua Sete de Setembro, 200 - Novo Guararapes - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP.:
Fone: (81) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário