sexta-feira, 8 de junho de 2012

Formação da Pascom Arquidiocesana

    Em Março aconteceu o Encontro de Formação Arquidiocesano de Pascom. Realizado no salão da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade na Boa Vista. 
   O encontro teve como tema "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização". Mensagem do Papa Bento XVI para esse ano das comunicações.
   Dirigido pelo coordenador arquidiocesano (Padre Luciano Brito), o encontro teve inicio as 9h com a palavra do Padre Gleiber, que nos indagou o como fazemos? Lembrou-nos que o que importa é como dizemos as coisas mesmo que não sejam importantes, desde que façamos a nossa caminhada Pastoral com o Pastor, JESUS! 
   O que Ele tem a dizer?
   Como Ele comunica?
   É importante lembrar-nos que Jesus ensina com autoridade, pois entende os interlocutores e nos encontra através de fatos concretos e reais. A ação que realizamos na Pascom é, em primeiro lugar, d'Ele. Nós não comunicamos o Cristo, Ele é que comunica!
   Para o Padre Gleiber a Palavra anunciada deve ser uma verdade para mim em primeiro lugar. Pois "Saindo dos lábios, a Palavra tem força. Saindo do silêncio tem uma força maior ainda".

   Precisamos nos perguntar o porque cremos em Deus? É por medo do castigo ou por sua presença encantadora?
    É preciso que vivamos o CONCÍLIO VATICANO II em nossas vidas, pois ele nos convida a entender "Quem sou eu?"


   Somos convidados a vivenciar a fé e razão (pedido de João Paulo II) - Fides et ratio (Fé e razão), asas que nos fazem elevar-se, e hoje através de Bento XVI, entendamos que essas asas são o Silêncio e a Palavra, que coexistem, pois, se a palavra incomoda, o silêncio incomoda muito mais. É a Sacrossantus contilium, que nos leva a ver a Liturgia como o ápice de todo o louvor. Mas como celebramos as liturgias? São belíssimas, mas as vezes, não comunicam nada! Onde está o silêncio que nos faz encontrar Deus? O SILÊNCIO PRECEDE A PALAVRA E A PRESENÇA PRECEDE O SILÊNCIO!

     Deus quebra as barreiras e é Tudo em Todos!

     No final do encontro o nosso Coordenador (Padre Luciano) nos lembrou que a Pascom deve estar junto com o Pastor para colocar a notícia em ação! A Pascom necessita de pessoas que se interessam, caso contrário, caia fora! Devemos, enquanto Pascom Paroquial vestir a camisa e criar as coisas junto com o Padre e em comunhão com os documentos da Santa Sé e da CNBB. A Pascom deve estar inserida em todas as Pastorais e Movimentos da Paróquia.

Por José Ivyrson!

Nenhum comentário:

Postar um comentário