segunda-feira, 2 de abril de 2012

As missas da Semana Santa
Do domingo à quinta-feira de manhã da semana santa há missas especiais que celebram o mistério litúrgico e preparam para o grande tríduo pascal, principal momento litúrgico do ano. 

Missa do Domingo de Ramos
Destacamos a missa do Domingo (realizada já no sábado ao fim do dia e no decorrer de todo o domingo) que é a tradicional Missa de Ramos, ou Missa do Domingo da Paixão do Senhor. Com ela chegamos a Jerusalém e assim, encerramos a Quaresma. Por meio dela celebramos estes dois mistérios da vida do Senhor: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a  Paixão do Senhor. A missa em seu rito normal é celebrada em dois momentos, dividido por meio de uma procissão, ou peregrinação. 

Em sua primeira parte celebramos o rito da entrada triunfal, seu mistério. Em seguida vamos em procissão para a Igreja ou local onde ocorrerá a missa principal, e ali, já não celebramos mais o mistério anterior, passamos a celebrar durante a liturgia da Palavra: o mistério da Paixão e Morte de Cristo. Terminada a Liturgia da Palavra segue os ritos da missa celebrando todo este rico mistério. 


Missas da Segunda a Quarta-feira santa
Nestas missas através da Liturgia da Palavra se vai aproximando do mistério, se medita e aprofunda os eventos que antecederam a Paixão do Senhor. 

Na segunda-feira santa, seis dias antes da páscoa, refletimos sobre o perfume derramado aos pés de Jesus em Betânia, evento ocorrido neste período. 

Na terça-feira e na quarta-feira santa, refletimos sobre Judas que sai da companhia do Senhor e apóstolos para acertar a traição de  Jesus. 

Na quarta-feira santa, refletimos sobre os momentos imediatamente anteriores à Paixão. A preparação da ceia, e a preparação da traição. 



A Missa dos Santos Óleos 
Esta missa da semana Santa é realizada na manhã da quinta-feira santa, não faz parte do Tríduo santo e é realizada em memória da instituição do novo sacerdócio, sendo celebrada como missa da unidade de todo o clero e seu pastor o bispo. Nesta missa participam todos os sacerdotes, diáconos e bispos auxiliares da diocese, e ali juntos ao seu bispo renovam seus votos. Nesta missa também são abençoados/consagrados pelo bispo os santos óleos que serão utilizados no batismo, na crisma, unção dos enfermos e ordenação.



Fonte: comunidade shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário