terça-feira, 24 de julho de 2012

Bispo português lamenta a pobreza de algumas celebrações litúrgicas

Fátima (Terça-feira, 24-07-2012, Gaudium Press) Participando do 38º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que está sendo realizado em Fátima, Portugal, o bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, teceu comentários a respeito do nível das celebrações litúrgicas da Igrejaa Católica.
festasvicente_brunolrodrigues (6).JPG
Celebração Litúrgica deve se expirmir tanto nas categorias de beleza como nas da verdade
O prelado lamentou a pobreza de algumas delas e destacou ser indispensável promover sua qualidade. Conforme Dom Cordeiro, infelizmente, em muitos lugares a liturgia "se reduz a uma proclamação de textos e execução técnica de gestos sem cantos, sem uma linguagem verbal e não verbal que manifeste o mistério e a arte de bem celebrar".
O bispo português destacou a urgência de se realizar uma "liturgia séria, simples, bela, que seja experiência do mistério", e ao mesmo tempo "inteligível, capaz de narrar a perene aliança de Deus com os homens", não esquecendo o "equilíbrio entre a palavra, o canto, o silêncio e o rito".
Segundo Dom Cordeiro é necessário que a liturgia se exprima tanto nas categorias da beleza como nas da verdade.
Iniciado nesta segunda-feira, 23, o 38º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica segue até a próxima sexta-feira, 27, gerando reflexões acerca do tema ‘Eucaristia, Sacramento de Caridade'. (BD)
Com informações da Agência Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário