quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

“Aproveitemos a quaresma e a CF para nos converter e nos tornar missionários” diz bispo de Santa Cruz do Sul


Dom Canísio Klaus, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em seu último artigo, intitulado "Um tempo para a juventude", falou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. O prelado lembrou que hoje, 13 de fevereiro, depois das comemorações de carnaval, a Igreja dará início ao tempo de preparação para a Páscoa, conhecido como tempo da quaresma. Ele enfatizou que serão 40 dias em que o apelo à conversão será repetido em todas as celebrações, motivando-nos à oração, ao jejum e à prática da caridade.canisio_klaus.jpg
De acordo com o bispo, no Brasil, desde 1964, o tempo da quaresma é enriquecido com a Campanha da Fraternidade, que tem como ideia principal facilitar a conversão através da análise de um tema candente da realidade social. "Assim, na Campanha da Fraternidade de 2012, o tema aprofundado foi saúde pública. Em anos anteriores, havíamos aprofundado temas como a vida no planeta, economia, segurança pública, defesa da vida, pessoas com deficiência, paz, água, pessoas idosas e família. Para 2013, o tema proposto é fraternidade e juventude", destacou.
De todos os grupos etários, explicou o prelado, os jovens são os que mais sofrem os impactos das inúmeras mudanças que estão acontecendo nas últimas décadas, pois eles nasceram e estão crescendo no contexto de mudança de época, "em que se faz a transição de uma cultura estável para outra, nova e ainda não estabilizada". "Onde outrora existiam valores e critérios que definiam dada realidade ou o modo de proceder, agora há uma diversidade de propostas aceitas como válidas, num contexto de abertura a experimentações" (Texto Base da CF, n° 7).
Dom Canísio também cita mais um trecho do Texto Base da CF para reforçar que as mais radicais mudanças que mexem com a cabeça dos jovens se deram na área da comunicação em rede, porque hoje o jovem "respira e vive na chamada ambivalência midiática, uma teia de novas tecnologias em que se pode ser, rapidamente, ouvido, visto e considerado apenas virtuais". "Há que se considerar a necessidade de proporcionar a esta geração hiperconectada a possibilidade de conexões pessoais duradouras e resistentes às crises" (n° 38).
"A Igreja afirma a sua fé na juventude, uma vez que há muitos jovens que estão sinceramente ocupados em trabalhar pela transformação da sociedade, sendo protagonistas da civilização do amor e do bem comum. Por isso, aproveitemos a Quaresma e a Campanha da Fraternidade para nos converter e nos tornar missionários a serviço da juventude", conclui ele. (FB/JS)


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/44080--ldquo-Aproveitemos-a-quaresma-e-a-CF-para-nos-converter-e-nos-tornar-missionarios-rdquo--diz-bispo-de-Santa-Cruz-do-Sul#ixzz2KoPZjh4K
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário