quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novo Administrador Paroquial!


Na quarta-feira (2/out) o Arcebispo Dom Fernando empossou o Padre Fábio como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Novo Guararapes. Com palavras muito ungidas, agradeceu pelo belo trabalho de Padre Cosmo nesses 2 anos e 8 meses a frente da comunidade e acolheu o Padre Fábio nesse dia de festa dos Santos Anjos da Guarda. "Esse é um momento importante, a mudança é importante em nossas vidas, os missionários vem e vão pois estão a serviço do Reino de Deus", afirmou. "Padre Cosmo ajudou esta comunidade na caminhada da fé, e hoje na Festa da Padroeira, nesse mês de missões e do Santo Rosário, somos motivados ao engajamento na fé. Que a juventude dessa comunidade, em sintonia com a CF 2013 e a JMJRio2013, ajude o novo padre a evangelizar os jovens, como nos pediu o Papa Francisco em sua visita ao Brasil."



Nosso Pastor comentou as leituras desta festa dos Anjos. "A liturgia nos lembra que eles nos protegem, acompanham os escolhidos de Deus, conduzindo-os à Deus. O Evangelho traz a figura das crianças que simbolizam a humildade, a confiança e a esperança. Somos, portanto convocados a acreditar e confiar no Pai do Céu, pois somos crianças diante d'Ele. Ele sabe nossas fraquezas. Busquemos fazer sua vontade, isso é importante".


Após comentar as leituras, ressaltou a Missão do sacerdote ao assumir uma Paróquia. "A Paróquia é uma porção do povo de Deus, e o padre é a extensão do Bispo na localidade (igreja particular). Por isso a Paróquia deve andar em comunhão com o Padre, apoiando-o e ajudando-o na missão. Nesse começo de caminhada, acompanhemos padre Fábio, sejamos unidos e fraternos para que ele se sinta em casa, como já está se sentindo".

Após exortar os fiéis na comunhão eclesial, lembrou o compromisso do padre ao assumir a comunidade paroquial (tríplice múnus):
1. Santificar o povo de Deus e se santificar - no exemplo e nos sacramentos, promovendo o Amor entre todos.
2. Ensinar o povo no compromisso com a Palavra, que é alimento. Para isso buscar auxílio das pastorais, pois só se ama o que se conhece, portanto, uma comunidade que não cresce na Palavra e não vive o que ela contém se esvazia. Logo o padre de promover formações, a Catequese Paroquial tem que ser bem feita, sobretudo com atenção especial a Catequese para Adultos.
3. Administrar (governar) - fazer uso dos conselhos pastorais e administrativos. O padre não pode fazer tudo sozinho.

Estejam os fiéis abertos a colaboração!
Vivamos na unidade e as graças de Deus serão derramadas sobre nós!



Logo após deu-se início ao Rito de Posse do novo Administrador Paroquial, com a leitura da Carta de Posse, feita pelo padre Cosmo; a renovação do propósito de ordenação do padre Fábio feita pelo Arcebispo; a renovação das promessas batismais (Credo) de padre Fábio, com a Igreja de pé; a leitura da carta de posse feita pelo novo padre, assumindo fidelidade à Palavra de Deus, ao magistério e à Tradição Eclesiástica.
Em seguida os sacerdotes foram ao santíssimo e incensaram o mesmo permanecendo lá por alguns minutos em oração. Por fim Dom Fernando entrega o documento de provisão canônica e as chaves da igreja e padre Fábio foi declarado oficialmente Administrador paroquial com salva de palmas.




O Padre Fábio dirigiu suas primeiras palavras após assumir a Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Novo Guararapes. Agradeceu a presença do Arcebispo e falou: "Quero ser o braço, as mãos, a boca do Bispo aqui na comunidade". Agradeceu ao Padre Cosmo pela amizade e disse que aprendeu com ele um pouco mais do povo. Também agradeceu a todos que o ajudaram nessa nova caminhada. 

  • ·         O Sacerdote, ainda no uso da palavra disse para a Assembleia "Amados e amadas de Deus; irmãos e irmãos em Cristo; templos do Espírito Santo e membros da Igreja que somos todos e cada um. Se eu pudesse dar uma opinião ao Rito de Posse seria de que o padre recebesse o jarro, a bacia e a toalha nas mãos para lembrar o gesto que deixou o Senhor de servir”. Falou ainda que “ Assim quero eu ser, um servo, e continuar o trabalho dos que por aqui passaram e ainda mais, resgatar a identidade e a memória dessa comunidade. A nossa vida estará centrada em viver, celebrar e anunciar a Páscoa. Teremos aqui Escola da Fé, estudaremos a Palavra e conheceremos os Documentos da nossa Igreja. Teremos uma forte Pastoral Social” Por fim, disse que estava nervoso e feliz e concluiu convocando a todos e a todas de “ por Cristo, com Cristo e em Cristo, dando ao Pai toda honra e toda glória, na unidade do Espírito Santo viver a Páscoa com vocês neste lugar”.

Vamos juntos, obrigado!













Nenhum comentário:

Postar um comentário